Trabalho De Enzimas
Trabalho: Enzimas pectinases
Pectinase
A enzima Pectinase é de origem animal, a desse trabalho em questão são obtidas pelo fungo Cladosporium cladosporioides.
Pectinases são enzimas que quebram pectina, um polissacarídeo encontrado na parede celular de plantas. Essas enzimas são amplamente utilizadas em diversos processos industriais, principalmente na indústria de sucos e vinhos, alimentos, papel e tecidos.
Uma grande variedade de micro-organismos é capaz de produzir enzimas pectinolíticas, incluindo bactérias, fungos filamentosos, leveduras, protozoários, insetos e nematoides. Entretanto, devido à fácil produção e à diversidade de pectinases, os fungos filamentosos são os mais empregados para a produção em escala industrial dessas enzimas.
Embora a pectina apresente características importantes para a dieta alimentar, sua presença em frutas e vegetais é responsável por grandes perdas da indústria, principalmente na extração de sucos, devido ao aumento na viscosidade durante o processo de prensagem, filtração e concentração.
A enzima Pectinase têm, portanto, importante aplicação na indústria de processamento de frutas e vegetais, incluindo produção de sucos, vinhos, alimentos, papel, café, entre outros.
Extração e Purificação O fungo Cladosporium cladosporioides (Fres) de Vries foi isolado de grãos de café em ágar nutriente a 4°C, foi inoculado ao meio de cultivo na concentração de 1,03X10 7 esporos ml. Foram usados 32 ml da suspensão de esporos e 800 ml de meio de cultura frio previamente esterilizado. Este meio de cultura foi dividido em 8 partes e transferido para frascos Enlermeyer de 250 ml contendo 100 ml de meio em cada frasco. Os frascos foram armazenados em incubadora orbital, onde a fermentação submersa foi conduzida a 28°C sobre agitação constante (175 RPM).
Ao termino do tempo de fermentação (90 horas) o meio filtrado em papel filtro (Whatman N°1). O filtrado obtido foi centrifugado a 7.840x g durante 10 min a 5°C, obtendo assim