Trabalho Canais Ionicos e enzimas
Farmacodinâmica
Função das principais enzimas e diferentes canais iônicos de sódio, cálcio
Canais iônicos como alvos de fármacos
Os canais iônicos regulados por ligantes são considerados um dos principais tipos de receptores dos fármacos. Entretanto, existem muitos outros tipos de canais iônicos, como os canais controlados por voltagem ou de liberação de cálcio. Porem, estes nem sempre são classificados como receptores por não serem alvos imediatos de neurotransmissores rápidos.
-Canais iônicos controlados por ligantes (receptores ionotrópicos): São proteínas da membrana que incorporam um sítio de ligação ao ligante (receptor), geralmente no domínio extracelular. Tipicamente, estes são os receptores nos quais os neurotransmissores rápidos agem. Exemplos incluem o receptor GABAa e o receptor nicotínico da acetilcolina. Este último, por exemplo, é composto de quatro tipos diferentes de subunidades e possui dois sítios de ligação para acetilcolina, sendo que ambos devem ligar-se a moléculas de acetilcolina para que o receptor seja ativado. Os canais iônicos regulados por ligantes são insensíveis ou apenas fracamente sensíveis ao potencial de membrana. Sua ativação provoca breve abertura (até 10 milissegundos) do canal. Além disso, são responsáveis pela transmissão simpática rápida.
Enzimas
-ECA A enzima conversora de angiotensina (ECA) tem importância encontrada em fluidos biológicos. A dosagem da ECA no soro humano auxilia no diagnóstico e monitoramento de importantes doenças granulomatosas como sarcoidose, silicose e asbestose, além de ser de interesse no monitoramento da pressão arterial de pacientes hipertensos, tratados com inibidores da enzima. A ECA faz parte do sistema renina-angiotensina-aldosterona, importante sistema regulador da pressão arterial e da homeostase eletrolítica renal, o qual consiste nos seguintes componentes:
1.