Trabalho Enzimas Nos Alimentos
O que são enzimas?
As enzimas são substâncias naturais envolvidas em todos os processos bioquímicos que ocorrem nas células vivas. São proteínas e, portanto, consistem em cadeias de aminoácidos unidas por ligações peptídicas. Servem para catalisar reações bioquímicas, o que significa que aumentam a velocidade da reação bioquímica sem se deixar afetar pela reação propriamente dita.
As enzimas são capazes de decompor moléculas complexas em unidades menores (carboidratos em açúcares, por exemplo), de catalisar alterações estruturais dentro de uma molécula (caso da isomerização da glicose em frutose), assim como podem ajudar a construir moléculas específicas Algumas das enzimas mais conhecidas se encontram em nosso trato digestivo, onde auxiliam a digestão e a assimilação de alimentos.
Aplicaçóes das enzimas nas industrias de alimentos:
Muitas podem ser as aplicações industriais das enzimas, sendo estas degrande importância na indústria alimentícia.
Panificação:
Mercado: Panificação
Enzimas: Alfa-amilase Amilase maltogênica
Hemicelulase (Xilanase)
Glicose oxidase
Protease
Decomposição do amido, produção de maltose Função:
Mantém o pão fresco por mais tempo
Estabilidade da massa
Estabilidade da massa
Melhora a cor e o sabor do pão
Durante muitas décadas, adicionaram-se enzimas à farinha para a produção de pão.
Essas enzimas suplementadas usadas para melhorar o pão afetam, de fato, seu volume, sabor, aroma, estrutura da casca e do miolo, maciez e durabilidade na prateleira. A alfa-amilase hidrolisa o amido (amilose), dando origem a açúcares solúveis usados pela levedura para produzir etanol e gás. Este último faz o pão crescer e lhe confere textura agradável, com miolo mais leve. Entre as outras enzimas adicionadas à massa de pão temos a amilase maltogênica, que corta as extremidades de maltose das cadeias de amido, propiciando um pão macio e fresco por mais tempo. As hemicelulases decompõem a hemicelulose da