Riscos El Tricos
Curso de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações – 1º Ano
Tecnologias Aplicadas
Ficha Informativa Nº 3
Riscos Elétricos
Para que se dê um acidente de origem elétrica é necessário que ocorra:
A energia elétrica é a forma de energia mais utilizada na nossa sociedade industrial. Devido à sua facilidade de transporte e de transformação noutras formas de energia, ela está bem adaptada aos imperativos da economia moderna. Mas a eletricidade, em determinadas condições, pode comprometer a segurança das pessoas. Ele não se vê, não se ouve, não tem odor.
Ignorar os riscos elétricos pode acarretar consequências graves para pessoas e bens. Torna-se imprescindível, portanto, assumir procedimentos corretos quando se manipula a corrente, comprar e instalar equipamentos elétricos adequados e seguros.
Embora seja muito difícil explicar em poucos parágrafos o que é a eletricidade é conveniente compreender algumas das suas características para melhor perceber as medidas de prevenção.
O circuito estar sob tensão;
A pessoa estar em contacto com dois pontos do seu corpo a corpos sob tensão, ou, pelo menos, muito próxima deles, sobretudo para altas tensões;
Fechar o circuito eléctrico, ou seja, passar corrente.
Podem estabelecer-se diversos tipos de contacto com a corrente elétrica:
Contactos directos Contacto entre uma parte activa, sob tensão (por exemplo, um fio condutor) e um elemento condutor ligado à terra.
Muito frequente.
Contacto entre uma parte activa, sob tensão e uma outra parte activa (por exemplo, outro fio condutor), sob tensão diferente.
Frequente.
Contactos indirectos Contacto entre uma massa acidentalmente sob tensão, por exemplo, a carapaça metálica de um electrodoméstico, e um elemento condutor ligado à terra.
Relativamente frequente.
Contacto entre duas massas que acidentalmente estão sob tensão e essa tensão é diferente.
Muito raro.
Quadro 12.2 - Tipos de contacto com a corrente elétrica.
Fatores que Influenciam os