TRABALHO DE ENZIMAS
TRABALHO DE BIOQUÍMICA BÁSICA
ALEGRETE
2015
A Aplicação Enzimática no Dia-a-dia
O que são enzimas?
São s [Bioquímica] ubstâncias orgânicas de natureza protéica.proteica que tem a capacidade de catalisar reaçõesreações químicas. Elas aceleram a velocidade de uma reação, sem, no entanto participar dela como reagente ou produto. Atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações. São, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.
As enzimas são definidas como proteína que possuem uma estrutura química especial, contendo um centro ativo, denominado apoenzima e algumas vezes um grupo não protéico, denominado coenzima. A molécula por inteiro (apoenzima e coenzima) é conhecida como haloenzima.
Quando foram descobertas?
No século XIX, por Louis Pasteur, que concluiu que a fermentação do açúcar em álcool pela levedura é catalisada por fermentos. Ele afirmou que esses fermentos (enzimas) eram inseparáveis da estrutura das células vivas do levedo. Pasteur declarou ainda que "a fermentação alcoólica é um ato correlacionado com a vida e organização das células do fermento, e não com a sua morte ou putrefacção".
Em 1897, Eduard Buchner descobriu que os extratos de levedo podiam fermentar o açúcar até álcool e provou que as enzimas envolvidas na fermentação continuavam funcionando mesmo quando removidas das células vivas.
Restava determinar qual a natureza das enzimas. Alguns afirmavam que as proteínas, associadas à atividade enzimática, apenas eram o suporte da verdadeira enzima, e, por si próprias, incapazes de catálise. Em 1926, James Sumner purificou e cristalizou a urease, mostrando tratar-se de uma proteína pura, e fez o mesmo, em 1937, para a catalase. A prova final foi feita por Northrop e Stanley em 1930, com o estudo de três enzimas digestivas, a pepsina, a tripsina e a quimotripsina.
Qual a importancia no uso industrial? De que forma é usada?
O uso industrial das enzimas é de extremo