Trabalho Prof Ana Platao
GERUZA REGINA GABRIEL
PLATÃO E ARISTOTELES: IDEIAS, TEORIAS E CONTRIBUIÇõES
Florianópolis
2014
1 INTRODUÇÃO
A humanidade evoluiu assustadoramente desde os primórdios, e continua em evolução. Quer seja, por necessidade, curiosidade, superação ou razão, o ser humano está sempre em busca do novo. E se hoje em dia, contamos com tecnologia, arte, cultura, inovações nos mais variados campos, é porque teve inicio com o “pensar” do homem. E diariamente, somos beneficiados com os resultados que essa inquietude produziu.
O mecanismo responsável por transformar as necessidades em ferramentas capazes de favorecer o homem, é a filosofia. Palavra esta que nos remete ao surgimento da razão, o despertar racional do homem. Tanto que a palavra significa amizade (philia) pela sabedoria (sophia). É sabido que o nascedouro da filosofia foi a Grécia, que vivia em cenário de jogos olímpicos, comercio, manifestações culturais, etc...
Historicamente, sabemos que esta ciência teve inicio muito antes, na Grecia Antiga com Tales de Mileto. Mas, como pensar filosofia, sem lembrar-se de Platão ou Aristóteles?
Assim, o que se pretende com este trabalho é apresentar de forma sucinta, as idéias, as teorias, bem como as contribuições desses dois senhores, expoentes máximos da filosofia, cuja, beneficios para a nossa sociedade tornou-se imensurável.
PLATÃO – a.C.428 a d.C.
BREVE APANHADO HISTÓRICO
“Outrora na minha juventude experimentei o que tantos jovens experimentam. Tinha o projeto de, no dia em que pudesse dispor de mim próprio, imediatamente intervir na política.”1 O interesse de Platão pela política é claro nesta carta, em que ele escreveu para seus familiares por volta de 354 a.C.
Considerado um dos principais filósofos da Grécia Antiga, nasceu em Atenas, em uma família rica, de nobre linhagem. Supostamente se chamava Arístocles, sendo o nome Platão, apenas um apelido e envolvida com política. Foi discípulo de