TRABALHO SOCRATES PLATAO ARISTOTELES
GISELE TONIN
SÓCRATES, PLATÃO, ARISTÓTELES
Florianópolis
2015
GISELE TONIN
SÓCRATES, PLATÃO, ARISTÓTELES
Trabalho apresentado ao Curso de Direito, da Universidade do Sul de Santa Catarina, para a disciplina de Teoria do Conhecimento.
Orientador: Prof. Ana Waley Mendonça
Florianópolis
2015
INTRODUÇÃO
A busca pela verdade sempre foi a grande preocupação dos assuntos filosóficos, poderíamos dizer assim que o verdadeiro saber é o princípio do pensamento filosófico. Neste trabalho veremos as idéias, a teoria, os métodos e a contribuição dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, considerados como responsáveis por tudo que temos nos dias atuais, levando em consideração que os que vieram depois fizeram uma releitura de seus pensamentos. Pensamentos estes que estão profundamente ligados à educação. Sócrates por exemplo focava no homem, buscava a verdade absoluta e procurava entender a essência do homem, uma defesa intransigente do conhecimento. Platão foi discípulo de Sócrates, apresenta a perfeição do mundo das idéias, ele trabalhou a idéia de duas realidades, a sensível e a inteligível e Aristóteles teve destaque em ciência, política, psicologia, ética, metafísica, e muito mais, acredita que a educação é a transformação em ato das potencialidades dos homens.
1 SÓCRATES
Filho de um escultor de mármore e de uma parteira foi soldado, escultor e senador. Apesar de ter sido considerado o homem mais sábio, humildemente dizia: “só sei que nada sei”. Admitia a própria ignorância sobre determinados assuntos para, então, adquirir um conhecimento verdadeiro. Foi condenado à morte, acusado de corromper a juventude ateniense através de seus ensinamentos, e de negar a existência dos deuses de sua terra, não lutou pela sua defesa e aceitou tomar cicuta (veneno). Alguns críticos dizem que a historia de Jesus é um plagio a historia de Sócrates.
Há, ainda, uma teoria que defenda que Sócrates