Os três sábios
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de entender e estudar o pensamento reflexivo através do qual os gregos da antiguidade começaram a procurar a origem e a formação do universo a partir da própria natureza cósmica, o que começou com os filósofos pré-socráticos e culminou com o surgimento dos três maiores filósofos da Grécia Antiga, com suas reflexões e teorias que estudavam questões relacionadas ao ser humano, à essência do ser, teoria das ideias, a iluminação filosófica. São eles, Sócrates, Platão e Aristóteles, que deixaram tamanha contribuição para a história da filosofia através de seus ensinamentos, grandes pesadores aos quais dedicaremos atenção especial no decorrer deste trabalho, falando sobre suas biografias, modo de vida, contribuição histórica e obras. Sócrates foi um dos maiores e mais conhecidos pensadores, ficou conhecido pela negação do conhecimento socrático, “sei que nada sei”, dizia Sócrates negando que fosse verdadeiramente um sábio, Sócrates foi condenado à morte, acusado de corromper a juventude e tentar criar novos deuses. Platão, pupilo de Sócrates, por sua vez registrou os diálogos de seu mestre no livro chamado “A apologia”. Aristóteles foi aluno de Platão, mas discordava de muitos dos ensinamentos do seu mestre.
Desejamos transmitir o máximo de conhecimento, coletado através de várias fontes de estudo, artigos, livros, vídeos, pesquisas em geral; esperamos obter êxito na abordagem desses dados e mostrar um pouco do que diz a história sobre os três maiores pensadores da antiguidade.
OS TRÊS SÁBIOS:
SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
“Como o velho ditado diz: “Quando o aluno estiver pronto, o mestre surgirá”. Após os Sofistas, talvez a Grécia antiga estivesse pronta para levantar o cetro da filosofia e levá-la ao próximo nível. Pronta ou não, vieram três dos mais influentes e reverenciados pensadores de sua época ou de qualquer outra.” (MANNION,