O Homem Que Calculava
CAPÍTULO I:
No qual encontro, durante uma excursão, singular viajante. Que fazia o viajante e quais as palavras que ele pronunciava.
Conteúdo Matemático: Cálculos de Grandes Números Matemáticos.
Entendimento: Cálculos de Beremiz precisando de uma forte meditação, exercitando-se contando na viagem a Bagdá.
CAPÍTULO II:
Neste capítulo Beremiz Samir, o Homem que Calculava, conta à história de sua vida. Como fiquei informado dos cálculos prodigiosos que realizava e porque nos tornamos companheiros de jornada.
Conteúdo Matemático: Habilidade com cálculos matemáticos.
Entendimento: Que a partir de pequenos cálculos é possível chegar a cálculos maiores com o tempo.
CAPÍTULO III:
Onde é narrada a singular aventura dos 35 camelos que deviam ser repartidos por três árabes. Beremiz Samir efetua uma divisão que parecia impossível, contentando plenamente os três querelantes. O lucro inesperado que obtivemos com a transação.
Conteúdo Matemático: Divisão dos Camelos.
Entendimento: Sendo que o número 35 não havia como fazer a divisao pois não dava o resultado exato Beremiz colocou 1 ficando 36, conseguindo chegar ao resultado da divisão dos camelos.
CAPÍTULO IV:
Do nosso encontro com um rico cheique. O cheique estava a morrer de fome no deserto. A proposta que nos fez sobre os 8 pães que trazíamos, e como se resolveu, de modo imprevisto o pagamento com 8 moedas. As três divisões de Beremiz: a divisão simples, a divisão certa e a divisão perfeita. Elogio que um ilustre vizir dirigiu ao Homem que Calculava.
Conteúdo Matemático: Divisão das moedas e multiplicação do pedaços de pão.
Entendimento: Com a divisão de moedas, errada Beremiz multiplica todos os pedaços que ele comeu e deu ao homem, chegando a quanto de moeda ele merecia receber.
CAPÍTULO V:
No qual vamos para a hospedaria. Palavras calculadas por minuto. Beremiz resolve um problema e determina a dívida de um joalheiro.
Conteúdo Matemático: Divisão do custo da hospedagem do joalheiro.