Tipos De Riscos
Para entender o quanto um fundo é arriscado, é legal dividir os tipos de risco que você corre quando aplica em um fundo. Isso não siginifica que esses tipos de riscos acontecem isoladamente. Geralmente, eles estão interligados. Mas vale a pena fazermos essa divisão para ficar mais fácil de entender os conceitos.
Risco de crédito
Vamos imaginar que você empreste dinheiro ao seu vizinho e ele prometa pagar juros para você. Existe uma possibilidade que ele não pague a dívida. Isso é o que chamamos de risco de crédito. Quando você investe em fundos existe risco de crédito. Por quê? Da mesma forma que você pode decidir emprestar dinheiro para seu vizinho, o gestor do fundo coloca seu dinheiro em alguns tipos de aplicações que são parecidas com um empréstimo.
O fundo pode comprar uma debênture, por exemplo. Não se assuste com o nome! Uma debênture é uma dívida de uma empresa, que promete pagar juros pelo dinheiro que ela recebe. Assim, se um fundo compra uma debênture, é quase como se ele tivesse emprestando dinheiro para essa empresa. Qual o risco de crédito? O de a empresa não pagar o que deve.
O gestor do fundo pode decidir emprestar para o governo. Para isso, ele precisa apenas comprar um título público. Pode acontecer de o governo dar calote? Esse é um risco muito baixo atualmente, mas você nunca pode estar 100% certo de que no futuro não haverá nenhuma crise que leve o governo a não pagar sua dívida. Então há risco de crédito também!
Você já deve ter percebido que há diferentes tipos de risco de crédito, certo? O risco de emprestar para o governo é bem pequeno, o de emprestar para uma grande empresa, é um pouco maior, já se você emprestar para uma empresa menor, é um pouco mais alto. No caso do fundo, para saber que tipo de risco de crédito você vai correr, é só você olhar a classificação e o tipo de fundo [link] e, como sempre, ler o prospecto antes de investir.
Importante: quando você compra cotas de um fundo de investimento, não