Tipos De Riscos
São três os tipos de risco. Estão interligados e um pode ser consequência do outro. São eles:
Risco de Crédito
Risco de Liquidez
Risco de Mercado
1. Risco de Crédito
O Risco de Crédito consiste na possibilidade de não receber o valor principal negociado por causa da inadimplência, ou seja, a contraparte não cumprir suas obrigações, sendo parcial ou total, diante da data combinada. Pode também correr o risco da contraparte pode pagar apenas uma parte.
Ele pode ser avaliado a partir dos seus componentes, que compreendem o risco de default, o risco de exposição e o risco de recuperação:
O risco de default está associado à probabilidade de ocorrer um evento de default com o tomador em certo período de tempo. Pode ser definido como a incerteza em relação à capacidade do devedor honrar os seus compromissos assumidos.
O risco de exposição decorre da incerteza em relação ao valor do crédito no momento do default.
O risco de recuperação se refere à incerteza quanto ao valor que pode ser recuperado pelo credor no caso de um default do tomador. Ele depende das características da operação de crédito, como valor, prazo e garantias.
A mensuração de risco de crédito é o processo de quantificar a possibilidade de a instituição financeira incorrer em perdas, caso o fluxo de caixa esperados com as operações de crédito não se confirmem.
2. Risco de Liquidez
O Risco de Liquidez surge da dificuldade de encontrar compradores potenciais de determinado ativo no momento e no preço desejado. É também a possibilidade da instituição não ser capaz de honrar eficientemente seus compromissos financeiros esperados e inesperados, correntes e futuros sem afetar suas operações diárias e sem incidir em perdas significativas.
É decomposto em:
Risco de liquidez de fluxo de caixa: a possibilidade da ocorrência de descasamentos entre os pagamentos e os recebimentos, que afetem a capacidade de pagamento da instituição.
Risco de liquidez de mercado: refere-se a perdas esperadas ou