TRAB CPC 00
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LUCAS PRADO CARMINATTI
RESUMO - Estrutura Conceitual para Elaboração e
Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (CPC 00).
Professora Márcia Bianchi
Porto alegre, Junho de 2015.
CAPÍTULO 1 : OBJETIVO DA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO
Em um primeiro momento, o relatório contábil-financeiro tem como objetivo fornecer informações contábeis que sejam úteis para entidades, clientes, bancos, governo, fornecedores, credores, investidores em potencial e todos que possam estar ligados ao fornecimento de recursos para a organização. Dentre estes os principais usuários das informações são os investidores e os credores que fornecem capital para as entidades. Os demais são usuários acessórios. Além disso, informa a cerca da situação patrimonial e financeira da empresa, se gera receita, qual o fluxo de caixa, as despesas e receitas e se oferece valor agregado para a sociedade. Estes dados são expostos através dos balanços patrimoniais, demonstrações do fluxo de caixa, demonstração do resultado do exercício e demonstração da mutação do patrimônio líquido. Os usuários internos, administração e diretoria, também utilizam estes dados, mas buscam, preferencialmente, informação nos relatórios voltados para a contabilidade gerencial.
LIMITAÇÕES:
Os relatórios contábeis não são elaborados para se chegar ao valor de venda de uma entidade, pois a contabilidade baseia-se no princípio da continuidade da organização. Para estimar o valor da empresa podem-se buscar dados no mercado de ações.
Os relatórios contábeis são baseados em estimativas, julgamentos e modelos, não em retratos exatos. A contabilidade não é uma ciência exata e sim social aplicada.
CAPITULO 3 : CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
A informação contábil-financeira para ser útil precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Sua