ESCORPI O
Os escorpiões considerados um dos mais antigos habitantes do planeta, artrópodes dosubfilo Chelicerata, ordem Scorpions, têm existência comprovada há 400 milhões de anos, eles são quase 2.000 espécies se adaptam bem a qualquer ambiente. De hábitos noturnos e pouco dependentes da água, os escorpiões são de controle relativamente difícil (BARRAVIERA, 1994).
No Brasil, dentre as espécies existentes duas são mais conhecidas como o escorpião amarelo e o escorpião marrom.
O problema de saúde pública priorizado no presente trabalho são os acidentes com esses animas. Dentre os acidentes com animais peçonhentos, o escorpionismo vem crescendo muito, tornando-se um problema de saúde pública. Neste sentido, do objetivo é discutir os fatores de riscos envolvidos nestes tipos de acidentes, descrevendo e apontando ações de prevenção.
Do objetivo geral apontar quais espécies de maior incidência causadoras dos acidentes, suas características e hábitos, dos objetivos secundários apontar as consequências de um acidente escorpiônico, sinais sintomas apresentados pelas vitimas, discorrer sobre os cuidados de enfermagem, tratamento, e a importância do soro anti escorpiônico.
2 METODOLOGIA
Segundo Fachin (2001) a pesquisa bibliográfica diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunidos nas obras, tendo como base fundamental conduzir o leitor o determinado assunto e a produção, coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desempenho da pesquisa. Constitui também o ato de ler, selecionar, fichar, organizar e arquivar, tópicos de interesse para pesquisa em pauta e serve como base para demais pesquisas. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, baseado em livros e artigos científicos. Existem pesquisas desenvolvidas exclusivamente baseadas em fontes bibliográficas embora sejam exigidos trabalhos baseados livros e artigos científicos. Pesquisas sobre ideologias