resumo de pisicologia
Resumo psicologia aplicada ao Direito-2015.1.docx
Open
Extract
Open with
Page 1 of 8
Universidade Estácio de Sá.
Curso: Direito
Disciplina: Psicologia aplicada ao Direito.
Breve resumo para prova.
Observação Importante: Este resumo não contém a matéria toda, a mesma está completa no material disponibilizado pela
Universidade Estácio de Sá.
Roteiro para prova:
1) Material disponibilizado pela Estácio.(livro de Psicologia aplicada ao Direito).
2) Anotações das aulas.
3) Vídeo-aula disponível no SIA com TODAS as aulas.
4) Este resumo.
Família, psicologia do desenvolvimento e personalidade.
Rede social de proteção pautada no vínculo e nas relações sociais e afetivas. Nos dias de hoje não há mais um “modelo-referência” de família e por isso, não nos cabe mais falar de família estruturada ou família desestrurada, pois além de ser equívoco conceitual, está atravessado por elementos ideológicos que ainda concebem a trilogia pai/mãe/filho como uma “estrutura” ideal. Falar em “estrutura” é evocar este “modelo-referência” único. E sabemos que a questão da família gira em torno de um núcleo capaz de amar, acolher e propiciar o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente. Seja este núcleo composto por duas mulheres, dois homens ou um homem e uma mulher.
A família está em íntimo diálogo com a sociedade que lhe impõe uma cultura e ideologia particulares, bem como recebe dela influências específicas. No Brasil um dos principais modelos, que influenciam até
Page 2 of 8 hoje os comportamentos familiares, é o da “Família Patriarcal” , trata- se de um conceito cujo o “pai” ocupa a centralidade e também é um tipo de família que abriga em seu seio todos os agregados,tem referência com o modelo senhorial e os clãs parentais. Na contemporaneidade,as relações de um casal se fundamentam, basicamente, no valor que agregam ao projeto de vida de ambos.
A complexidade tratada nas varas de família exige