TIPOS DE TRANSLOCAÇOES
As translocações ocorrem quando uma parte de um cromossomo se separa do mesmo e se liga a uma parte de um outro cromossomo não homólogo. Pode ser de dois tipos:
Simples: Quando só um cromossomo "perde" uma parte para um outro não homólogo.
Recíproca: Os segmentos são trocados entre dois cromossomos não homólogos. MAS OQUE É NAO HOMOLOGO? a palavra homologo significa junto, iguais, entao NAO homologo, significa q sao cromossomos diferente pares que nao sao iguais
translocaçao robertsoniana : As translocações ocorrem quando uma parte de um cromossomo se separa do mesmo e se liga a uma parte de um outro cromossomo não homólogo. Pode ser de dois tipos:
Simples: Quando só um cromossomo "perde" uma parte para um outro não homólogo.
Recíproca: Os segmentos são trocados entre dois cromossomos não homólogos.
A translocação acontece quando cromossomos não homólogos trocam "pedaços".
A translocação robertsoniana ocorre entre cromossomos acrocêntricos (que possem centrômero muito próximo da extremidade). Quando 2 desses acrocêntricos perdem o braço curtinho e se fundem, ocorre a translocação robertsoniana.
Isso não traz conseqüências diretas para o portador da translocação (pois todos os braços curtos dos acrocêntricos tem a mesma função, envolvida na formação do nucleóide) mas pode trazer consequências para sua prole. A translocação robertsoniana é uma das maiores responsáveis pelo surgimento de filhos com síndrome de Down, pois ocorre a fusão dos cromossomos acrocêntricos 14 e 21.
Este tipo de translocação ocorre entre dois cromossomas acrocêntricos que se fundem perto ou mesmo no centrômero, originando perda dos braços cursos dos cromossomas.