biologia
Deleção > Perda de uma parte de um cromossomo, por um resultado simples de uma quebra. As partes do cromossomo sem um centrômero (fragmentos acêntricos) não migram no movimento anafásico e são perdidas dos novos núcleos. (ABFGH,CDEFGH etc.)
Inversão > Surgem quando ocorrem quebras em pontos onde o cromossomo forma uma alça durante a sinapse. Um inversão heterozigoto, na qual apenas um dos dois homólogos tem a inversão, formando uma característica alça de inversão na prófase 1 da meiose. Uma inversão requer duas quebras em um cromossomo, seguindo da reinserção do segmento da direção oposta. Um determinado genes ficará então em uma seqüência reserva . As inversões podem incluir o centrômero (inversões pericêntricas) ou não incluir centrômero (inversões paracêntricas). (ABFEDCGH etc.)
Duplicação> Ocorrem quando uma parte de um cromossomo é representada mais de duas vezes em uma célula diplóide normal. O segmento extra pode estar ligado ao cromossomo cujos loci estão repetidos, ou a um grupo de ligação diferente, ou pode até mesmo estar presente como um fragmento separado. As duplicações são úteis no estado de efeitos quantitativos de genes normalmente presentes apenas em pares nas células diplóides. (ABCDEFGEFGH)
Translocações > Não-humanas. As translocações envolvem a mudança de uma parte de um cromossomo para outro cromossomo não-homólogo. São reconhecidas duas formas principais de translocações: (LMNOPQRCDEFGH etc.)
Simples- na qual, após as quebras, um segmento de um cromossomo é transferido para outro cromossomo não-homólogo, onde ocupa uma posição intercalar.
Recíproca- (troca), na qual os segmentos, que não precisam ser do mesmo tamanho, são trocados entre os cromossomos não homólogos.