ESTUDANTE
___________________________
Recristalização e determinação da Pureza de Sólidos
1) Introdução: A aula de laboratório do dia 18 de junho teve como objetivo realizar a formação de um cristal de alumen de alumínio e potássio, utilizando o alumen sintetizado em outra aula, fazendo isso para purificar o alumen.
2) Resultado e discussão Foi tirado o ponto de ebulição da amostra disponível e obteve-se a temperatura aproximada de 87°C, mostrando a impureza da amostra. Em um suporte arame colocou-se 5 tubos de ensaio, com amostras de aproximadamente 2 dos seguintes solventes: Éter etílico, diclorometano, álcool etílico puro, acetona e agua. Com isso pode-se observar que somente agua e álcool apresentaram algum resultado, portanto foi testado com mais uma vez com álcool e agua ( e chegou-se a uma resultado bom. Feito isso foi levado um erlenmeyer a chapa de aquecimento, com 10 g de alumen e uma quantidade não calculada de solvente, feito isso esperou-se a solução aquecer até um ponto em que todo o soluto fosse dissolvido. Não conseguindo chegar a um resultado, foi adicionado mais solvente, e desta vez chegou-se a uma solução não transparente, mas turva. Após consulta ao professor e a monitora substituta, foi orientado que deixasse em repouso na capela com um vidro relógio por cima, tampando o frasco. Na aula seguinte observou-se que no erlenmeyer havia precipitado alguns micro cristais que de pareciam um cristal grande. Calculando o rendimento obteve-se um valor de 120%, isso se deve ao volume de álcool presente no composto e a não secagem adequada. Após a retirada dos micro cristais do erlenmeyer o professor comunicou que não havia necessidade de verificar o ponto de fusão, considerando o composto puro.
3) Conclusão:
A recristalização embora seja um método muito simples e que pode-se fazer em casa sem grandes preocupações, deve-se tomar atenção nas