vida das aranhas
Existem cerca de 35 mil espécies de aranhas espalhadas pelo mundo. Elas estão em florestas, praias, montanhas, desertos e, muitas vezes, bem perto de nós. São aranhas com os mais diversos tamanhos, cores e, claro, venenos também!
Antes de entrar em pânico diante de algum desses seres de oito patas, lembre-se de que são poucas as espécies que causam problemas aos seres humanos e menor ainda o número das que atacam sem terem sido ameaçadas antes. Conheça, agora, o mundo das aranhas e descubra até que ponto é preciso tomar cuidado com elas...
Mas antes que continuemos a falar delas, vamos esclarecer uma dúvida de uma vez por todas: aranhas não são insetos. Ao contrário do que muita gente imagina, as aranhas não pertencem ao mesmo grupo das formigas, dos mosquitos, das baratas e companhia. Nossas protagonistas são aracnídeos, tal como carrapatos e escorpiões. As principais diferenças entre aracnídeos e insetos são o número de patas e de segmentos do corpo. Se você olhar bem de perto uma aranha e uma formiga, vai notar que a aranha tem quatro pares de patas e o corpo dividido em duas partes, enquanto a formiga tem três pares de patas e três segmentos de corpo. Além disso, todos os insetos - inclusive as formigas - têm asas em uma das fases de sua vida, o que não acontece com os aracnídeos. Há outras diferenças um pouco mais difíceis de serem percebidas, como o número de olhos: as aranhas são dotadas de até oito olhos e podem usar alguns durante o dia e outros, à noite.
As aranhas vivem sozinhas em diversos lugares. Podem morar em cima de plantas e objetos ou dentro de um buraco no chão. Os machos, geralmente, são menores que as fêmeas e os casais só se encontram em certa época do ano para reproduzir. Em algumas espécies, os filhotes já partem para uma vida sozinha logo depois de saírem dos ovos!
Comendo de canudinho
Uma das características mais marcantes deste aracnídeo é a sua capacidade de tecer teias. Quem nunca viu, no