TDAH informações
O Processamento Auditivo Central (PAC) compreende um conjunto de habilidades auditivas realizadas pelo sistema nervoso central, necessárias à interpretação das informações que chegam por meio da audição. Pessoas que sofrem do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) possuem alterações em uma ou mais destas habilidades auditivas de linguagem e aprendizagem. Apresentam também uma audição periférica normal e dificuldade de compreender o que é falado.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) a razão para se avaliar o processamento auditivo (PA) em disléxicos está baseada na hipótese que um déficit perceptual auditivo pode agravar em muito os problemas de aprendizagem, incluindo problemas específicos de leitura e distúrbios de linguagem. Para avaliar o grau do distúrbio e suas conseqüências são realizados testes por fonoaudiólogos para averiguar os mecanismos fisiológicos de atenção eletiva para sons não verbais em escuta dicótica, discriminação de sons em seqüência e reconhecimento de padrões temporais.
Estudo
Dez sujeitos disléxicos diagnosticados pela equipe de saúde da ABD, cujas faixas etárias variaram entre 12 a 15 anos de idade, sendo nove do sexo masculino e um do sexo feminino foram avaliados quanto aos diferentes mecanismos auditivos. Esses indivíduos possuíam nível de escolaridade de 4ª a 7ª série do Ensino Fundamental e todos eram destros. Quanto à presença de dificuldades em ouvir, foram registrados 50 % de ocorrências de queixas; quanto à dificuldade de falar, 60% de ocorrências; a desatenção persistiu em 90% de ocorrências e antecedentes de otites na infância, ficou em cerca de 50% de queixas.
Nesse grupo de disléxicos estudados ficou evidenciada a dificuldade em lidar com sons verbais e não verbais mostrando que no trabalho de linguagem realizado com esses pacientes devem ser destacadas os aspectos de compreensão da fala trabalhando a