Funcionalismo versus Styling
Gabriel Nunes
Monyse Takaki
Resumo: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre a trajetória histórica do design e de seus processos de criação, entender o seu desenvolvimento de acordo com a relação de conveniência entre o consumidor e o projetista e reconhecer que as mais variadas tendências presentes no design da atualidade estão profundamente relacionadas com o passado. Procura enfatizar os contrastes entre os conceitos funcionalistas e os princípios de styling para que se compreenda que a forma e a funcionalidade devem constituir uma unidade na qual ambos os fatores se complementam. Destaca a prioridade às necessidades do consumidor e à sua segurança. Propõe a democracia ao acesso do design, considerando que o design é uma utilidade.
Palavras chaves: Design, funcionalismo, styling, atualidade, mercado.
Abstract: This assay has for objective reflecting on the historical trajectory of design and creation processes, understanding it development according to the convenient relationship between consumer and designer and recognizing the most diversify trends nowadays are strictly related to the past. It searches emphasizing the differences between functionalist concepts and styling foundations for understanding that form and functionality must constitute a unity that both complement each other. It focuses on giving priority to the consumer needs and security. It proposes design democracy access, considering design is a value.
Key-words: Design, functionalism, styling, present, marketing.
1. Introdução O design é um domínio da atividade humana bastante vasto no qual há inúmeras especializações, sendo elas o design de produto, design gráfico, design de moda, design de interiores, entre outros. Essas especializações podem estar relacionadas entre si dependendo do projeto ou estarem dispostas de forma independente, no entanto, todas possuem o mesmo objetivo: