Manual de terraplanagem cap. 1
• O terreno, por que ele pode ser irregular, ou seja, apresentar depressões, morros e etc.
• A umidade do terreno, pois dependendo dela, é que deve ser planejado como será a execução da terraplanagem.
• A composição do solo, para saber se ele é predominantemente rochoso, argiloso, arenoso, etc.
Essas informações devem ser lhe passadas pelo laboratório, para com base nelas você começar o seu trabalho. Conhecendo o terreno, agora é a vez da topografia, ela deve mapear e cotar o terreno, para que você saiba, por exemplo, onde vai executar um baixado ou um aterro do terreno. Isso será feito através de piquetes, que vão lhe auxiliar no decorrer da terraplanagem.
*Fique sempre atento pois pode ocorrer mudanças de ultima hora no projeto para evitar erros.
2° Etapa – Escavação
- Conceito
Escavação é o ato de escavar a terra, rebaixando a topografia natural do terreno para a cota pré-determinada no projeto de construção. Esse processo se divide em dois tipos: A escavação com remoção de terra e a escavação sem remoção de terra, mais só utilizamos a escavação sem remoção de terra, pois usamos do reaproveitamento do material que retiramos. Só para conhecimento:
• A Escavação com Remoção de Terra: Nesse processo, a terra é escavada e carregada em caçambas que transportarão o material para locais denominados Aterros ou Bota-Foras.
• A Escavação sem Remoção de Terra (ou corte e compensação): Nesse processo, a terra é escavada onde a topografia esta acima das cotas do projeto, e é utilizada no Aterro das áreas onde o nível do terreno está abaixo das cotas do projeto de construção.
Mãos a obra
Com os piquetes devidamente cotados, você dará inicio a terraplanagem.
Começaremos dos lugares onde vamos ter que retirar material, ou seja, um lugar mais alto que a cota, para isso de imediato posicione