Cloud Computing
Cloud computing, ou computação em nuvem, pode ser definida como um ambiente de processamento de dados massivo, de alta disponibilidade e escalabilidade.
Hoje em dia é comum vermos um usuário doméstico instalar softwares, armazenar dados, processar arquivos e gerenciar seu sistema operacional localmente. No ambiente corporativo as coisas mudam um pouco. Nós teremos, nesse tipo de ambiente, usuários compartilhando dados na rede através de um terminal gerenciado por um servidor.
Mesmo essa infraestrutura oferecendo separação em camadas e fornecendo acesso aos dados e aplicações, ainda há a questão de licença e atualização para todos os equipamentos. Assim gerando custos maiores, gasto de tempo e pouca distribuição das aplicações.
Com fins de ter maior distribuição, maior rendimento e menor perda de tempo, nasce o cloud computing.
O cloud computing permite que ações como, rodar uma aplicação em apenas um ambiente e configurar o acesso seguro de modo individual, seja substituído por executar as mesmas funções para todos os equipamentos, porém em um lugar só. Consequentemente reduzindo custos com equipamentos, licenças e infraestrutura.
Com o cloud computing, os softwares não precisam estar instalados fisicamente. Eles ficam armazenados na nuvem, isto é, na internet.
Vantagens do Cloud Computing:
Disponibilidade - O usuário tem acesso aos dados e aplicações que deseja a qualquer hora independente de onde estiver. Necessitando apenas de um dispositivo com acesso à internet;
Escalabilidade - Permite ao usuário a qualquer momento diminuir ou aumentar os recursos acomodados como memória, processamento e espaço de armazenamento. Afinal as empresas que oferecem serviços de cloud garantem que não há um limite para utilização destes recursos.
Compatibilidade - Uma vez que todo o processamento de dados é feito na nuvem, o usuário não precisará se preocupar com problemas de compatibilidade de hardware/software e segurança;
Redução de