Cloud Computing
A Expressão cloud computing começou a ganhar força em 2008, mas, conceitualmente, as ideias por trás da denominação existem há muito mais tempo.
O termo surgiu pela primeira vez em 1997, em uma palestra em Dallas pelo professor Ramnath Chellappa, mas a ideia surgiu em 1961 por John McCarthy, o criador da LISP, que possuía um pensamento futurístico, onde previa um mundo em que teríamos a computação e internet como utilitários, tanto quanto a eletricidade, ou seja, conceito de computação compartilhada, time sharing.
Como o tempo está ficando cada vez mais caro e escasso para o cidadão moderno, o processamento e armazenamento de dados tendem a ser mais baratos e acessíveis para suprir nossas necessidades.
O que é, o que ¿
Se refere a ideia de acessarmos em qualquer lugar, de qualquer plataforma, as mais variadas aplicações (dados e programas) por meio da internet, com a mesma facilidade de tê-los em um computador local.
Como funciona¿
Você provavelmente usa cloud computing sem saber.
Por exemplo o dropbox, icloud, google music e o docs, que permitem criar e editar documentos, sincronizar músicas e arquivos ao mesmo tempo.
Um grande exemplo para deixar isso mais claro:
Poucas pessoas utilizam o programa Outlook para receberem seus e-mails. O mais comum é você utilizar serviços de webmail diretamente do site servidor sem a necessidade do software auxiliar, ou seja, é possível acessar seus e-mails que estão na nuvem do servidor em qualquer lugar.
Vantagens proporcionadas:
Abstração: Uma vez que todo o processamento de dados é feito na nuvem, o utilizador não precisa de se preocupar com problemas de compatibilidade de hardware, software e segurança
Comodidade: Tudo o que é necessário para a utilização, é um dispositivo com acesso à internet.
Fiabilidade: O acesso e processamento de dados não depende exclusivamente de um servidor.
Capacidade de armazenamento virtual ilimitada: A informação não fica alojada no computador do utilizador.
Desvantagens: