Cloud computing
Compartilhar
Em uma recente reunião com executivos de um cliente, onde ficou decidido que irão adotar o modelo de cloud computing, surgiu a questão: quais os principais desafios para colocar as ideias em prática? Algumas das dúvidas que foram debatidas são, de maneira geral, comuns à maioria das empresas e portanto vamos compartilhá-las aqui.
Adotar cloud computing não é uma simples questão de implementar um sistema de virtualização. Aliás, ainda existe muita simplificação, com empresas implementando virtualização e afirmando que estão implementando cloud computing. A fórmula para cloud computing é virtualização + padronização + automação. Virtualização é apenas o primeiro passo da jornada.
Alguns dos desafios que os gestores de TI vão enfrentar nessa jornada em direção a cloud computing envolvem desde o ritmo, intensidade e abrangência do uso de cloud até mudanças na própria estrutura e organização de TI, com novos skills e responsabilidades, mudanças nos modelos de governança e definição de budgets, além de relacionamento com clientes internos e provedores externos.
O primeiro passo é considerar cloud como estratégia de TI - como foi a mudança do ambiente centralizado para o cliente-servidor há uns 15 anos. As empresas que ignoraram o modelo cliente-servidor e insistiram em se manter por tempo demasiado no ambiente centralizado tiveram que correr atrás do prejuízo. Lessons learned. Portanto, a atitude de TI frente à computação em nuvem deve ser pró-ativa e não reativa.
TI deve identificar onde a adoção de cloud poderá trazer maiores e mais rápidos benefícios para a empresa - inclusive pensando out-of-the-box e criando novas oportunidades de geração de receita para a organização. Assim, TI deve estar bem identificada com as demandas do negócio e c as potencialidades da computação em