Síntese: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Movimento
Educação Infantil - Movimento
MOVIMENTO
Introdução
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.
As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior o controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam, experimentando sempre novas maneiras de utilizarem seu corpo e seu movimento. O movimento humano, portanto, o mais simples deslocamento do corpo no espaço.
Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, resultam das interações sociais e da relação do homem com o meio. Sua multiplicidade, funções e manifestações do ato motor, propicia um amplo aspecto da motricidade das crianças, abrangendo posturas corporais bem como outras atividades cotidianas.
Presença do movimento na Educação Infantil: ideias e práticas correntes.
As diversidades de práticas pedagógicas caracterizam diferentes concepções quanto ao sentido e funções atribuídas ao movimento cotidiano das creches, pré-escolas e instituições. Além do objetivo de disciplinar, há também o objetivo pessoal e social. Para uma criança pequena o movimento significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço, o ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, pode-se dizer que o inicio do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade com a interação do seu meio social. Somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva que corresponde às competências instrumentais, para agir sobre o espaço e o meio físico.
O bebê muitas vezes se mexe descontroladamente, determinado a torcer o corpo, isso pode significar que o bebê esta com cólica, assim a primeira função do ato motor está ligado à expressão. Está expressão continua com as adultas de forma frequente. Exemplo: é como os gestos podem ser utilizados, para pontuar a fala, por específicos na atividade cotidiana como, lápis, bola e cordas.