Referencial Curricular
EDUCAÇÃO INFANTIL1
Professora Mestre Mariza Andrade
Apresentação
O Referencial é um guia de orientação que poderá servir de base para discussões
entre profissionais de um mesmo sistema de ensino ou no interior da instituição, para a elaboração de projetos educativos singulares e diversos.
O material elaborado pelo MEC não tem caráter mandatório, assim propõe-se a
contribuir para a elaboração de propostas curriculares para a educação infantil, servindo apenas como parâmetro para discussões dos professores sobre o quê e como realizar uma educação que vise o desenvolvimento das crianças. Segundo o Ministério da Educação,
Ele pode contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que devem considerar a pluralidade e diversidade étnica, religiosa, de gênero, social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país (1998).
A leitura do RCNEI deve ter como premissa um amadurecimento de todos os envolvidos, para saber se cabe dentro da especificidade da educação infantil um documento denominado Referencial Curricular, em função dos sentidos que o termo “currículo” carrega.
É consenso que a educação infantil precisa debater e produzir conhecimentos sobre
como queremos que seja a educação das crianças pequenas. Assim, o RCNEI deve ser lido como mais um material, como tantos outros que versam sobre o fazer pedagógico na educação infantil.
Esse texto é uma síntese de: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais.
Brasília,
1998.
Disponível em <