Agronomia
Resenha-Resumo
Da ideologia do progresso à ideia de desenvolvimento (rural) sustentável.
O texto de Jalcione Almeida é divido em três partes, sendo a primeira parte tratando da ideia de desenvolvimento mostrando como surge e quais conceitos e noções. A segunda parte discute o desenvolvimento rural, suas principais características e manifestações no mundo e no Brasil nas últimas décadas e por último apresenta alguns desafios e limites para a agricultura e o desenvolvimento sustentável.
A ideia de progresso e de desenvolvimento.
O termo desenvolvimento ganhou força no século 20, onde a década de 1950, o termo já era empregado correntemente na literatura econômica e na linguagem comum. É dentro do liberalismo que o termo desenvolvimento substitui a noção de progresso, associada a uma outra ideia de crescimento, onde o termo progresso era também uma melhoria de vida e não só restrito ao campo da ciência. Esse termo progresso já se fragilizou e nos tempos moderno não significa o mesmo, não se pode dizer que o que era progresso para os países desenvolvidos os mais ricos seria progresso para os de terceiro mundo, mais pelo fato de os países ricos serem usados como exemplo os de terceiro mundo de certa forma tiveram que imitar os mais desenvolvidos e avançados industrialmente. A generalização do progresso partido do ponto onde termo, exprime um crescimento avanço positivo, onde se usa de qualquer meio e forma pra enriquecer sem avaliar os efeitos desse “avanço”. Pode-se enriquecer às custas de um trabalho longo e mais penoso, que polui, degrada e encurta a expectativa de vida. Mas pode-se ganhar menos, vivendo-se melhor, com menos degradação ambiental e melhor qualidade de vida, em qual desses está o verdadeiro progresso?
Não se o termo progresso se extinguirá, mais o termo desenvolvimento sustentável vem para substituir articulando duas dimensões, a natureza e a sociedade.