trabalhos
O País
Referência da obra resenhada
Britto, Carlos Augusto Ayres de Freitas, O necessário pente fino. O Globo. Rio de janeiro, 28 de setembro de 2008 (828522) SEM STF. Publicações em outro suporte.
Resenhado por: Blenda Fernandes da Cunha
APRESENTAÇÃO DA OBRA RESENHADA
CARLOS AUGUSTO AYRES DE FREITAS BRITTO ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, obtendo o diploma de Bacharel, passou a militar na advocacia. Realizou os cursos de pós-graduação Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito de Sergipe; Mestrado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, e de Doutorado em Direito Constitucional por essa mesma Universidade. Em Sergipe exerceu os cargos de Consultor-Geral do Estado, Procurador- Geral de Justiça, Procurador do Tribunal de Contas e de Chefe do Departamento Jurídico do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado – CONDESE.
Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, por decreto de 5 de junho de 2003. Publicou as seguintes obras jurídicas: Jurisprudência Administrativa e Judicial em Matéria de Servidor Público Interpretação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais, em parceria com Celso Ribeiro Bastos; O Perfil Constitucional da Licitação e Teoria da Constituição.
No artigo, o autor, de uma forma crítica construtiva faz uma análise da importância do eleitor brasileiro votar consciente nas eleições municipais. Ele aborda o seguinte tema: O necessário pente – fino. Está chegando a hora. Encontramos-nos a poucos dias da eleição municipal, e não se pode negar o fato de que eleição popular seja o nervo e a carne da democracia dita representativa.
Isto no sentido de que somente pode haver formação legítima do poder político do Estado se o povo comparecer como a única fonte eleitoral desse poder. Se cidadania é qualidade do cidadão antenado com os