Ruidos
CAMPUS BOM DESPACHO
ENGENHARIA CIVIL
ANA LUIZA DINIZ VAZ
AUGUSTO CÉSAR O. CASTRO
DEBORA GARCIA DE MORAIS
MICHAEL CRUZ E. SILVA
RAÍ CARLOS SOUSA
SEGURANÇA DO TRABALHO
RECONHECIMENTO DOS RISCOS:
RUÍDOS
BOM DESPACHO
2014
ANA LUIZA DINIZ VAZ
AUGUSTO CÉSAR O. CASTRO
DEBORA GARCIA DE MORAIS
MICHAEL CRUZ E. SILVA
RAÍ CARLOS SOUSA
RECONHECIMENTO DOS RISCOS:
RUÍDOS
Atividade Acadêmica sobre Ruídos, elaborada no 3º período, da disciplina
Segurança do Trabalho, ministrada pela professora Elenice no curso de bacharelado em Engenharia Civil na faculdade
UNIPAC BOM DESPACHO
BOM DESPACHO
2014
Introdução
Diariamente, há um grande número de pessoas expostas a níveis muito elevados de ruído no trabalho e, consequentemente, a todos os riscos daí provenientes. O ruído é um problema que se alastra a praticamente todos os ambientes de trabalho, desde call centers à escolas, passando por escritórios, embora, naturalmente, tenha uma particular incidência na indústria e na construção civil. Segundo a Agência Européia para a Higiene e Segurança do Trabalho, um em cada cinco trabalhadores europeus têm que levantar a voz pelo menos metade das vezes que querem falar quando estão no trabalho e sete por cento sofrem de problemas de perda de audição derivados das suas ocupações profissionais.
Aliás, a perda de audição devido ao excesso de ruído é a doença ocupacional com mais denuncias em toda a União Europeia.
Definição de Ruído
Ruído é todo o som que produza uma sensação auditiva desagradável, incomodativa ou perigosa.
Tinutus
É a sensação de ouvir um zumbido, um silvo ou um ruído atroador. A exposição excessiva ao ruído aumenta o risco de Tinutus. Se o ruído for impulsivo (por exemplo de dinamitação), o risco é substancialmente aumentado. O Tinutus pode ser o primeiro sinal de que a audição está sendo afetada