Ruidos
RUIDOS
TRÊS CORAÇÕES 2013
O QUE É RUIDOS
O ruído é um som indesejado; a sua intensidade ( « volume» ) é medida em decibéis ( db). A escala de decibéis é logarítmica, pelo que a um aumento de três decibéis no nível do som corresponde a duplicação da intensidade do ruído. Por exemplo, enquanto que uma conversa normal tem cerca de 65 db, uma pessoa a gritar atinge facilmente cerca de 80 db. Embora a diferença seja de apenas 15 db, o som dos gritos é 30 vezes mais intenso. A fim de ter em conta o facto de o ouvido humano possuir uma sensibilidade diferente a frequências diferentes, a pressão sonora ou intensidade do ruído é, normalmente, medida em decibéis ponderados A
[db (A)].
TIPOS DE RUIDOS
Ruído contínuo
O ruído continuo é produzido por máquinas que funcionam sem interrupção. A medição do ruído pode ser feita com equipamento normal (sonómetro manual).
Ruído Intermitente
Quando máquinas funcionam em ciclos ou quando por exemplo algum veículo passa por nós, o nível de som aumenta e diminui rapidamente. O ciclo de tempo em que o ruído aumenta pode ser medido da mesma forma que o ruído contínuo, no entanto o período de tempo desse ciclo deverá ser anotado. No caso de se tratar da passagem de um veículo (designado por evento), o valor máximo registado também deverá ser anotado. A medição de um número de eventos idênticos deverá ser realizada para determinar uma média.
Ruído Impulsivo
O ruído provocado por explosões ou impactos, é chamado de ruído impulsivo e é curto e súbito. É um tipo de ruído bastante incomodativo que pode causar grandes malefícios. Para medir este tipo de ruído, poderá ser feita a diferença entre a resposta “slow” e “fast” do sonómetro, assim como deverão ser apontados a média de repetições dos impulsos (nº de explosões p.e. em determinado tempo).
Identificação das fontes de ruído
Ao avaliar o nível sonoro de uma fonte específica, como por exemplo de uma