Aspectos contábeis das instituições financeiras
Aluno: Diogo de Sousa Santos DRE: 106048730
Disciplina: Aspectos Contábeis das Instituições Financeiras
Trabalho I: Com base nas reportagens sobre transações no mercado financeiro, discorra sobre as três questões abaixo
1) Comente a reportagem abaixo do ponto de vista da política fiscal do governo e seus impactos na economia do país.
Resposta: Sob o ponto de vista da Política Fiscal, o governo está alterando os custos do setor privado, nesse caso as indústrias automobilísticas e as instituições financeiras, com relação ao crédito a pessoa física. O Brasil vem apresentando uma queda na atividade econômica pelo terceiro mês seguido, mostrando uma desaceleração frente ao crescimento de 0,19% do terceiro para o quarto trimestre do ano de 2011.
O governo tenta agora estimular a economia cortando e diminuindo os impostos sobre transações e produtos que são importantes pra que a economia volte a crescer novamente, que foi o que aconteceu com o IPI sobre os automóveis e o IOF sobre as operações de crédito para a pessoa física.
2) Comente as formas de captação de recursos das empresas e das instituições financeiras (os tipos, finalidade, quem pode emitir, quem são os aplicadores, quais são as formas de remuneração e os prazos)
Letras de Câmbio - Títulos emitidos pelas sociedades de crédito e financiamento e bancos múltiplos na forma nominativa transferível; Destinam-se a conduzir recursos para o financiamento do crédito ao consumidor final; Remuneração prefixada ou pós-fixada, sendo que as primeiras possuem prazo de resgate mínimo de 30 dias e as segundas, prazo mínimo de 90 dias; Podem adquirir as LC as pessoas físicas, pessoas jurídicas e instituições financeiras.
Recibos de Depósitos Bancários - O RDB é um título "nominativo intransferível" relacionado a um depósito a prazo antecipadamente recebido; A emissão do RDB pode ser feita por bancos comerciais, de investimento e bancos múltiplos; Os