Determinação de umidade
A umidade afeta as propriedades físico-químicas de uma substancia, como o peso, a densidade, a viscosidade, a condutividade elétrica e muitas mais. Para determinar este conteúdo utilizam-se técnicas químicas, termogravimétricas ou de perda na secagem. A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar a estocagem, onde os alimentos com alta umidade estocados poderão se deteriorar mais rapidamente que os que possuem baixa umidade; a embalagem, pois alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar umidade excessiva; e o processamento, devido a grande importância da quantidade de água nos processamentos de vários produtos alimentícios (CECCHI, 2003).
Objetivo
Determinar o teor de umidade em amostra de leite em pó.
Materiais e reagentes
- balança analítica; - cadinhos; - estufa; - dessecador; - espátula; - pinça; - papel para secagem; - amostras de leite em pó.
Procedimento
A primeira parte do procedimento já estava feita. Foram manipulados os cadinhos com o auxilio da pinça, evitando segurá-los com as mãos, pois podem passar-lhes umidade e gordura. Foram deixados secando em estufa a 130ºC por 6 a 7 horas, retirando-os com o auxilio da pinça e levando-os ao dessecador para esfriar por 15 a 20 minutos. Após ter sido feito esta parte do procedimento, foi pesado o cadinho vazio e anotado o valor. Pesou-se cerca de 2,0000g da amostra de leite em pó e foi anotado o valor.