Aspectos Contábeis das Instituições Financeiras
São operações onde ocorre o desembolso de fundos, concedente pela instituição financeira, para empréstimo a um cliente com atividade não financeira, por um período certo de tempo e mediante a cobrança de uma taxa de juros.
2. O que é spread?
O chamado spread bancário é a diferença entre a taxa de juros que é cobrada do cliente e o custo necessário para promover este fundo. Spread, termo em inglês inserido neste contexto, significa “margem”. O que, para os bancos, remete a lucro. Quanto maior o spread, maior o lucro.
3. Cite 3 (três) modalidades de operações de crédito, exemplificando-as.
Os Empréstimos, os Títulos Descontados e o Financiamento.
Para os Empréstimos, tem-se como exemplo o cheque especial, adiantamento a depositantes, a conta garantida, cujas operações são realizadas sem destinação específica ou vínculo à aplicação de recursos. Os Títulos Descontados são operações de desconto de títulos de crédito e como exemplo, tem-se o desconto de cheques e desconto de duplicatas. O Financiamento, é uma operação com destinação específica, vinculada à comprovação da aplicação dos recursos. Tem-se o CDC (crédito direto ao consumidor).
4. Cite 3 (três) fatores que fundamentam a decisão de conceder empréstimos. Explique cada fator citado.
Risco de Crédito, Taxas de Juro disponíveis no mercado e Alternativas de Investimento. No Risco de Crédito, existe a possibilidade de perdas devido à inadimplência ou deterioração da qualidade do crédito de terceiros.
- Nas Taxas de Juro disponíveis no mercado, é preciso analisar as taxas do mercado (SELIC, CDI) e assim, considerar o fator do tempo de empréstimo.
- Nas Alternativas de Investimento, há diversas outras possibilidades de investimento no mercado, como a poupança, previdência privada , fundo de ações e etc, possivelmente mais rentáveis e com retorno mais satisfatório do que o empréstimo.
5. Cite 3 (três) fatores que são