Ruídos
1- RUÍDO
O som é parte tão comum da vida diária que raramente, nós apreciamos todas as suas funções. Ele nos permite experiências agradáveis, como ouvir músicas ou o canto dos pássaros. Possibilitando-nos a comunicação falada com familiares e amigos. O som nos alerta ou previne em muitas circunstâncias; o tintilar do telefone, uma batida á porta, ou o toque de uma sirene, e até nos permite fazer avaliações de qualidade e diagnóstico como, o bater das válvulas de um carro, o chiado de uma roda, o sopro de um coração e etc.
Contudo, com muita freqüência na sociedade moderna, o som nos incomoda. Muitos sons são desagradáveis ou indesejados, por isso chamamos ruído. Devemos levar em consideração que a sensibilidade humana é fator muito importante, pois os indivíduos reagem de formas diferentes ao ruído existente.
Podemos citar os seguintes exemplos: Uma torneira pingando, um assoalho rangendo, podem incomodas mais que um forte ruído.
Uma onda sônica pode destruir vidraças, quebrar o reboco das paredes e até mesmo danificar, destruir o ouvido humano.
1.1- O QUE É SOM? O QUE É RUÍDO?
SOM - fenômeno físico causado por qualquer vibração ou onda mecânica que se propaga (no ar, água, ou algum outro meio) , capaz de produzir excitações auditivas no homem.
RUÍDO - vibração sonora, indesejável, que, de acordo com sua intensidade, duração ou intermitência, se torna irritante, dolorosa e nociva ao ouvido.
1.2- ALCANCE DA AUDIÇÃO
O organismo humano pode perceber uma vibração sonora quando ela apresenta valores específicos de amplitude de oscilações e de numero de oscilações por unidade de tempo.
-Áudio-frequência - a audição humana se estende aproximadamente 20 a 20000 Hertz.
- Ultra-Som - apresenta freqüência superior a 20.000 Hertz.
-Infra-Som- apresenta freqüência inferior a 20 Hertz..
As faixas em que são divididas as freqüências são chamadas de bandas.
As bandas mais utilizadas em avaliação de ruído são as de oitava e