drenagem urbana
Objetivo: Estudar os fatores que geram a erosão nas vias de tráfego urbano e suas possíveis soluções.
O sistema de drenagem deve ser entendido como o conjunto da infraestrutura existente em uma cidade, que objetiva realizar a coleta, o transporte e o lançamento final das águas superficiais. É constituído por uma série de medidas que visam a minimizar os riscos aos quais estão expostas as populações, diminuindo os prejuízos causados pelas inundações e possibilitando o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e ambientalmente sustentável.
Dentre os prejuízos, danos e problemas causados à sociedade, a erosão dos solos pelo não escoamento das águas pluviais é um tema que está diretamente ligado ao desenvolvimento das cidades, visto que as maiores consequências geradas são os buracos, fissuras que se formam no asfalto das ruas causando acidentes, dificultando a mobilidade da população e possibilitando a ocorrência das enchentes, responsáveis por uma parte relevante de morte e doenças que acontecem principalmente em épocas de chuva, além de poluir os rios com águas de esgotos e rejeitos levados da parte urbana que não conta com o sistema de saneamento básico adequado.
Atualmente, a sociedade concentra-se em um progressivo movimento de urbanização das cidades, com diversas construções e projetos ainda em desenvolvimento, o que acarreta na produção sem controle de sedimentos, que impermeabilizam as vias urbanas e provocam o aumento da erosão nos solos, tendo em vista que os segmentos atrapalham o escoamento da água e que em muitas vezes formam poças de lama que podem evoluir para fendas.
Dentro desse contexto, o controle da erosão urbana é fundamental na manutenção da capacidade de escoamento do sistema de drenagem. É necessário, portanto, desenvolver um sistema de drenagem adequado e eficiente, que supra as determinadas necessidades de cada local tendo como objetivo principal minimizar e/ou solucionar os