Drenagem Urbana
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
WALKER BALDUR WEGNER
ALEXANDRE VENÉRIO
GUILHERME BARBOSA
PESQUISA SOBRE DRENAGEM, URBANA:
CENÁRIO DA DRENAGEM URBANA NO BRASIL.
MARINGÁ
Jun/2014
WALKER BALDUR WEGNER
ALEXANDRE VENÉRIO
GUILHERME BARBOSA
PESQUISA SOBRE DRENAGEM, URBANA:
CENÁRIO DA DRENAGEM URBANA NO BRASIL.
Pesquisa apresentada como parte da avaliação bimestral na disciplina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no curso de Engenharia Civil junto à Faculdade Ingá-Uningá, ministrada pela Prof.(a) Geziele.
MARINGÁ
2014
Sumário
1 Introdução 4
2 Drenagem Urbana no Brasil 4
3 Visão Global e novos conceitos 4
4 Os avanços da drenagem urbana no Brasil 7
5 REFERÊNCIAS 10
1 Introdução
Drenagem Urbana tem uma função precípua: minimizar a presença de excessos de circulação de água, especialmente pluviais, em locais indevidos no meio urbano. Para minimizar o risco destes transtornos é que existe a Drenagem Urbana. Nem sempre a drenagem foi pensada de forma correta hoje em dia há uma consciência de que abordagens fora da realidade das cidades levaram as estruturas urbanas a situações indesejadas, como principalmente as enchentes.
Em países como o Brasil, um dos maiores problemas das águas é a deficiência de coleta de esgoto cloacal, além de um baixo índice de tratamento daquele que é coletado. (Curso Drenagem Urbana, Silveira 2002).
2 Drenagem Urbana no Brasil
Os sistemas de drenagem urbana no Brasil ainda seguem um padrão baseado apenas em eficiência hidráulica de condutos, apesar de já haver um reconhecimento de que este tipo de abordagem não resolve os problemas no longo prazo; é apenas uma ação pontual e que age sobre os efeitos. Desta forma, os sistemas de drenagem continuam sendo concebidos, dimensionados e projetados para falhar. Apesar de haver grande avanço acadêmico no desenvolvimento de técnicas e