Drenagem Urbana
DISCIPLINA: DRENAGEM URBANA - 1º Sem/2013
PLANO DE TRABALHO
Taxa de Drenagem Urbana
Alunos:
Vinicius Fernando Nevoa RA 910414
Eduardo Felizardo RA 910112
Anderson Vendramin RA 711926
Silas Volpon de Mello RA 710318
Prof. GUSTAVO RIBEIRO
Março de 2013
SUMÁRIO Página
Introdução 3
Financiamento do Sistema de Drenagem Urbana 4
A Taxa de Drenagem Urbana 6
Cálculo da taxa 7
Dificuldades e Vantagens de Implementação da Taxa de Drenagem 10
Exemplos de cidades que já adotaram o sistema de Taxa de Drenagem Urbana ou semelhantes 12
Conclusões 13
Bibliografia 14
Introdução
Durante toda a história humana foi possível constatar a profunda ligação das cidades com os cursos d’água, sendo este fator determinante para a existência e progresso de diversas populações humanas. De fato, a proximidade é um fator de desenvolvimento e segurança, embora esta proximidade trouxesse também riscos, como o de inundações, mas que era considerado um “preço a pagar” pela boa disponibilidade de água junto à cidade.
Com o passar do tempo, a formação de aglomerados gerou cidades, que para crescerem e se desenvolverem, impermeabilizaram o solo para construir moradias, edifícios comerciais, estradas de rolamento, o que gerou a necessidade de concepção de sistemas de drenagem e esgotamento sanitário.
Estas redes trouxeram avanços no sentido de melhorar as condições de conforto nas cidades, bem como diminuir a propagação de doenças de veiculação hídrica, sendo, portanto, serviços de saneamento básico imprescindíveis para a manutenção da qualidade de vida nas cidades.
Diante da atual situação de freqüente ocorrência de enchentes, fica claro que é preciso uma nova abordagem para tratar da questão da drenagem urbana, de forma integrada e sintonizada com os