Psicomotricidade
Dados da criança:
Idade: 6 anos e 1 mês;
Residente na área urbana da cidade de Marília;
Não apresenta uma dificuldade a ser ressaltada;
Sua rotina envolve acordar às 7h, tomar mamadeira, fazer sua higiene e se arrumar para ir à escola (com a ajuda da mãe). As 11h40min retorna para a casa, e brinca até a hora do almoço, que acontece entre 12h30min e 13h, em seguida dorme. Por volta das 17h, acorda e tem seu tempo livre para brincar, até às 20h, e então janta, toma banho e assiste TV até a hora de dormir, que é por volta das 23h30min. Nas quartas e sextas-feiras, faz aula de natação das 17h às 18h.
Relato das atividades desenvolvidas:
Esquema Corporal
A primeira atividade escolhida foi o quebra cabeça, onde a criança deveria montar a imagem de uma boneca, a criança não apresentou nenhuma dificuldade na execução desta tarefa. Foi entregue à criança os pedaços da boneca recortados e embaralhados, antes que ele iniciasse a montagem, apresentamos a figura inteira, a criança pegou com habilidade e firmeza os pedaços de papel e em poucos segundos montou o quebra cabeça pedindo para realizar o próximo teste. O segundo exercício de esquema corporal foi o de descobrir o que estava faltando no desenho do rosto da boneca. A criança identificou sem dificuldade que no primeiro rostinho faltavam os olhos e que no terceiro rostinho faltava a boca, mas no segundo rostinho teve dificuldade para identificar que faltava o nariz. A criança pegou o lápis com firmeza e não apresentou dificuldade em desenhar os tamanhos adequados de cada órgão faltante nos rostinhos da boneca.
Lateralidade
O primeiro exercício escolhido foi o Jogo de Amarelinha, no qual a criança alterna o pulo com um pé e põe os dois pés nas casas 2-3 e 5-6 (Fig. 1).