Referencial curricular nacional
A teoria da literatura é a ciência à qual compete estudar as manifestações literarias. Considerar a Teoria da Literatura uma ciência significa afirmar que corresponde a uma área de conhecimento que requer peritos (técnicos) detentores e competências especializadas pra exercê-la. Se todo o leitor se posiciona perante obras literárias que leu, comentando-as e formulando juízos subjetivos, o teórico da literatura examina o mesmo material de modo objetivo, procurando descrever suas características mais constantes e as tendências vigentes para definir as marcas dominantes , apresentar propostas de interpretação e estabelecer padrões de qualificação. Da resposta a essa pergunta nasce a primeira tarefa da teoria da literatura, pois lhe compete definir seu próprio objeto, o que particulariza enquanto ciência.
Ao escolher a Literatura como seu objeto, a Teoria da Literatura faz uma opção: elege como foco de observação textos que se transmitem por intermédio da escrita . A especialização do objeto da Teoria da Literatura tem portanto, de se posicionar perante as questões relativas à escrita e à oralidade, assim como perante a leitura e a audição de textos e poemas. O modo como se pode executar esse trabalho é entendido segundo perspectivas bastante diversificadas em decorrência dos fundamentos filosóficos e metodológicos assumidos pelos distintos teóricos da literatura.
Objetivos da Teoria Literatura
A denominação da Teoria da Literatura passou a ser utilizada apenas no século XIX; desde então, foi designada igualmente Ciência da Literatura. As duas denominações, ambas válidas, apontam para o objetivo dessa disciplina: estudar a literatura para veprificar o que a particulariza enquanto manisfestação da linguagem e representação do mundo. Assim colocado, o objetivo não é dificil de alcançar , mais supõe uma das tarefas: que é preciso identificar o que pertence e o que não pertence a literatura, que somente será considerada um objeto