Referencial curricular
O referencial foi criado para servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos.
O referencial Curricular está organizado em três volumes. Da seguinte forma: Formação pessoal e social e conhecimento de mundo. Processos e construção da identidade e autonomia das crianças. Objetos de conhecimento: Movimento, musica, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
Estes volumes têm por finalidade favorecer a construção das propostas educativas que respondam as demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.
Sua função é contribuir com as políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.
Qual o significado de Educar, Cuidar e Brincar conforme Referencial Curricular?
EDUCAR: propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que possa contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal.
A educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas.
CUIDAR: O cuidado precisa considerar a necessidade da criança, seu desenvolvimento integral, a dimensão afetiva e os aspectos biológicos do corpo.
BRINCAR: A brincadeira favorece a auto-estima, é uma linguagem infantil. É por meio da brincadeira que o professor tem uma visão dos processos de desenvolvimento de uma criança.
O brincar permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativas e organizacionais infantis.