RCNEI VOL 1 Sintese
RA E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação Infantil e as atuais alternativas curriculares
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que tem como sigla RCNEI é um documento elaborado por uma comissão do Ministério da Educação e Cultura - MEC que objetiva principalmente a melhoria da qualidade das escolas, pois leva ao professor elementos básicos que podem adaptar-se a qualquer tipo de realidade social, cultural e econômica.
Ele está organizado em três volumes que serão apresentados a seguir, em forma de síntese, uma vez que o material é muito extenso. Apesar disso, é indispensável que o professor em sua formação conheça, leia e utilize-o constantemente em sua totalidade.
Referencial curricular nacional para a educação infantil
- volume I - introdução
Alguns fatores importantes provocaram mudanças nas concepções relacionadas à educação infantil, tais como a expansão da educação infantil no Brasil e no mundo; a sociedade mais consciente da importância de se cuidar da infância e das influências que as experiências de uma pessoa entre o nascimento até os seis anos de idade podem ter sobre o cidadão adulto; as mudanças na organização e na estrutura das famílias, que deixaram de ser patriarcais e passaram a importar-se mais com o bem-estar das crianças e com a presença cada vez mais forte da mulher no mercado de trabalho.
A conjunção desses fatores gerou movimentos da sociedade civil e órgãos governamentais em função da necessidade de atendimento adequado às crianças em instituições apropriadas. Como resultados houve o reconhecimento da necessidade de atendimento à criança de zero a seis anos na Constituição Federal (1988); a elaboração da Lei 9394, que estabelece vínculo entre o atendimento às crianças e ad I educação; e a definição da educação infantil como primeira etapa da educação básica.
Características do RCNEI
“Conjunto de referências e orientações para a ação pedagógica que possam