Canga O Trabalho
O Cangaço foi uma luta revolucionária, em que os homens do grupo vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimento e cidadania causando o desordenamento da rotina dos camponeses. O cangaço se caracterizou por ter como principal líder Lampião (Virgílio Ferreira da Silva), ex coronel da guarda nacional. O termo cangaço vem da palavra canga (peça de madeira usada para prender junta de bois a carro ou arado; jugo).
Origem da palavra
Por 1834, o termo cangaceiro já foi usado para se referir a bandas de camponeses pobres que habitavam os desertos do nordeste, vestindo roupas de couro e chapéus, carregando carabinas, revólveres, espingardas e facas longas estreitas conhecidos como peixeiras
"Cangaceiro" era uma expressão pejorativa, ou seja, uma pessoa que não podia adaptar-se ao estilo de vida costeira.
Divisão
O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços caracterizados para os latifundiários; os "satisfatórios", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros dependentes, com características de banditismo.
Os cangaceiros conheciam bem a Caatinga, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.
Lampião
O mais famoso cangaceiro de todos eles, o único que é freqüentemente associada com toda a história do cangaço, era um homem chamado Virgulino Ferreira da Silva, também conhecido como "Lampião" ("Lâmpada Oil", de acordo com seus companheiros, o que podia disparar tão rapidamente que ele pudesse iluminar o lugar). Ele começou quando ele era apenas um menino, entre parcelas vingança
Lampião foi morto pela polícia em 1938, em uma região entre os limites do estado da Bahia e Alagoas , quando um informante, Pedro de Cândida deu a sua localização à polícia.
História do cangaço ---- No Power point
As origens do