H Bitos Saud Veis
1. COMER FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES:
Devem ser servidos em todas as refeições. Ricos em vitaminas, minerais e fibras, são importantes para a proteção da saúde e diminuem os riscos de algumas doenças. Prefira os produtos de época. São mais baratos e nutritivos.
2. FAÇA DE 5 A 6 REFEIÇÕES DIÁRIAS:
Café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Procure comer devagar, mastigando bem os alimentos, apreciando e mantendo um contato visual com a refeição. Não force a criança a comer fazendo chantagens, como oferecer prêmios ou dar castigos. Criará uma relação confusa com a alimentação.
3. COMA FIBRAS
Alimentos com fibras são essenciais para nossa dieta. Ajudam na digestão e funcionamento do intestino. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e grãos são alguns dos alimentos que contém fibras, além do feijão, prato típico do brasileiro.
4. EVITE OS ALIMENTOS GORDUROSOS
É importante substituir as gorduras saturadas (frituras, por exemplo) por insaturadas e eliminar as gorduras trans (margarinas, por exemplo). Dê preferência aos alimentos assados, grelhados ou cozidos, no lugar de fritos.
5. PREFIRA OS SUCOS NATURAIS
Evite refrigerantes e sucos artificiais industrializados, pois possuem poucos nutrientes e muitos aditivos, como o sódio. Os sucos são ricos em vitaminas e sais minerais. Para melhorar a absorção do ferro é importante ingerir suco de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamina C.
6. CUIDADO COM OS TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS
Evite mostarda, catchup, molho inglês, molho de soja tipo shoyo, tabletes de caldos de carne, galinha ou de outros sabores e temperos prontos. Prefira os frescos como cebola, alho, salsinha, cebolinha. São fontes de vitaminas e minerais. O consumo diário de sal não deve ultrapassar 5 gramas por dia, que equivale a 1 colher de chá por pessoa.
7. EVITE ALIMENTOS COM CALORIAS VAZIAS
Batatas fritas, nuggets, balas, chicletes, biscoitos (sobretudo os amarelos),