Caracteriza o pre campo biogeografia
A caracterização da área é de fundamental importância para a compreensão do geossistema de uma determinada região (relevo, vegetação, clima, etc) e as influências ambientais, econômicas e sociais que este pode ocasionar, seja localmente, seja em escalas maiores. O percurso realizado neste trabalho abrange as cidades de Belo Horizonte, Nova Lima, Rio Acima, Serra do Gandarela e André do Mato Dentro, subdistrito do município de Santa Bárbara, conforme a figura 1. Sendo assim, falaremos um pouco aspectos ambientais, históricos e sociais das regiões citadas.
Figura 1: Imagem do percurso percorrido.
Gandarela
A região da Serra do Gandarela se encontra entre os municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima, Itabirito e Raposos todos eles dentro da região metropolitana de Belo Horizonte. Como observado na figura 2, essa área fica na porção conhecida como “Quadrilátero Ferrífero” abrangendo um total de 35.200 hectares, sendo parte integrante da Serra do Espinhaço denominada Espinhaço Meridional.
Na área do Gandarela são encontradas as cangas, que são um tipo de formação rochosa que favorece o desenvolvimento de uma vegetação endêmica. Além disso, as cangas são importantes na “alimentação” das nascentes, pois facilitam a infiltração de água, ocasionando a formação de aquíferos, que são importantes para a recarga hídrica.
A região também possui uma riqueza de minerais em função da sua formação geológica, o que acaba gerando conflitos de interesses entre os que procuram preservar a área e os que desejam explorá-la economicamente, devido à raridade dessas formações. Uma das mineradoras que tem interesse na região é a Vale S/A, que pretende explorar as maiores e mais importantes áreas ainda preservadas de canga da região do Gandarela, inviabilizando completamente a proposta do Parque Nacional (figura 4). Outro conflito está relacionado aos moradores da região que atualmente tem seu destino incerto, uma vez que podem ser