Tga-ecologia de paisagens.
O que é ecologia de paisagem?
A ecologia de paisagem é uma área de conhecimento dentro da ecologia reconhecida recentemente, marcada pelas abordagens: geográficas,que enfatizamo estudo da influência do homem sobre a paisagem e a gestão do território; e ecológica, que enfatiza a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos, e a importância destas relações privilegiando a proteção biológica. Estas abordagens apresentam conceitos distintos que geram conflitos, os quais acabam dificultando um entendimento comum de concepção.
A proposta de paisagem como forma integradora definida como “um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas, sendo esta heterogeneidade existente para pelo menos um fator, segundo um observador e numa determinada escala de observação”.
Esta conciliação de “mosaico heterogêneo”,foi proposto por Jean Paul Metzger,que visando a união geográfica,vista pelos olhos do homem,e ecológica,vista pelo olhar das espécies ou comunidades.
A ecologia de paisagens vem criando uma mudança de paradigma nos estudos sobre fragmentação e conservação de espécies e ecossistemas , assim,permitindo a integração da heterogeneidade espacial e do conceito de escala na análise ecológica,criando trabalhos importantes que servem de ferramentas na resolução de problemas socioambientais.
Introdução
A ecologia de paisagens é considerada uma área de conhecimento emergente,buscando conceitos mais sólidos para se consolidar,tentando agir em prol da união do conceito “paisagem” pelas diferentes visões criadas pelos pesquisadores.Atribui-se esta heterogeneidade de visões à duas linhas de abordagens da ecologia de paisagens:uma nascida na Europa, em meados do século passado, e outra mais jovem, que surgiu a partir de um workshop norte-americano em Illinois (Risser et al. 1984). Apesar da diferenças o pleno desenvolvimento da ecologia de paisagens precisa de definições claras e integradoras.
A paisagem é uma superfície