M LTIPLAS DIFERENTES E CONFLITUOSAS LINGUAGENS UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM E ORGANIZA O DO TRABALHO
4738 palavras
19 páginas
MÚLTIPLAS, DIFERENTES E CONFLITUOSAS LINGUAGENS: UM ESTUDOSOBRE LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gabriel de Andrade Junqueira Filho*
Resumo
O presente estudo analisa duas publicações na área da educação infantil que trazem o conceito de linguagem como central ou fundamental, a saber: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância (1999). As perguntas que este estudo se propõe a responder são: Os referidos autores trabalham com a mesma concepção de linguagem? Em que medida essas publicações deixam clara a fundamentação teórica sobre sua abordagem em relação à linguagem? Quais os desdobramentos dessas diferentes abordagens em relação à organização do trabalho na educação infantil? Consequentemente, o que revelam sobre a função social da educação infantil, as concepções de criança e infância, a concepção de conteúdo, o planejamento e o papel do professor nesta etapa da escolaridade? Concluí que, apesar de ambas significarem linguagem como expressão e comunicação humanas; em ambas, é ambíguo o referencial teórico de onde esta concepção foi extraída. Além disso, os desdobramentos desta concepção de linguagem em relação à organização do trabalho, em cada uma delas, são, inclusive, antagônicos e conflituosos.
Palavras-chave: Educação infantil – Linguagens – Currículo – Formação de professores
* Gabriel de Andrade Junqueira Filho. Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela PUCSP. E-mail para contato: gabrieljunqueirafilho@gmail.com. Professor Associado da Faculdade de Educação da UFRGS, Área de Educação Infantil. Integrante da linha de pesquisa Estudos sobre infâncias (PPGEDU/UFRGS). Pesquisa sem financiamento.
2
INTRODUÇÃO
O presente estudo analisa diferentes concepções – ou seriam apropriações? – do conceito de linguagem e suas articulações à ação pedagógica na educação infantil. Trata-se da continuidade e atualização de estudos