SÍNDROME DO X FRÁGIL: SINTOMATOLOGIA E ASPECTOS GERAIS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA BETIM
SÍNDROME DO X FRÁGIL:
SINTOMATOLOGIA E ASPECTOS GERAIS
Breno Ribeiro
BETIM
2010
BRENO RIBEIRO
SÍNDROME DO X FRÁGIL:
SINTOMATOLOGIA E ASPECTOS GERAIS
Trabalho apresentado ao Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da disciplina: Psicologia aplicada à pessoa com deficiência.
Prof.ª Patrícia Melo
BETIM
2010
SÍNDROME DO X FRÁGIL: SINTOMATOLOGIA E ASPECTOS GERAIS
Breno Ribeiro
RESUMO
A Síndrome do X Frágil é a principal causa de retardo mental. Os portadores da doença comumente apresentam um conjunto de características, tais como atraso no desenvolvimento da linguagem, problemas cognitivas e comportamentais, além de anomalias físicas. Este artigo pretende abordar as principais características e sintomas desta síndrome.
PALAVRAS-CHAVE
Síndrome do X Frágil, retardo mental e linguagem.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a Síndrome do X frágil (SXF) vem merecendo tema de destaque em diversos estudos. A síndrome é considerada a principal causa hereditária e também a segunda etiologia genética de retardo mental, suplantada apenas pela Síndrome de Down, sendo a mulher a principal transmissora. Todavia, diferentemente da Síndrome de Down, a SXF é extremamente comum a recorrência da doença nas famílias. (GOMÉZ E ACOSTA, 2007).
O indivíduo portador da SFX apresenta vários sinais clínicos, como anomalias físicas, comportamentais e cognitivas, afetando comumente funções como a linguagem. Tais sintomas interferem em diversos aspectos da vida do portador, sobretudo aprendizagem e, muitas vezes, na interação social.
A SXF é uma condição genética causada por uma anormalidade na cadeia do cromossomo X. Tal doença acomete tanto homens como mulheres, entretanto, nos homens os sintomas são severos. As mulheres, de modo geral, não apresentam sintomas