Estudo dirigido sobre coccídios intestinais humanos
1- Sobre os coccídios intestinais humanos responda:
a) Espécies que parasitam o homem no Brasil.
Sarcocystis hominis , Sarcocystis suihominis, Isospora belli , Cryptosporidium parvum e Cyclospora cayetanensis.
b) Caracterize (para cada espécie) a forma que é eliminada com as fezes e utilizada para diagnóstico.
Isospora belli – a forma eliminada nas fezes são os oocistos não esporulados. Esses oocistos são elípticos e frequentemente apresentam uma ou ambas as extremidades estreitando-se à maneira de um colo. Mede aproximadamente 30 µm de comprimento por 10 a 12 µm de largura.
Cryptosporium parvum – os oocistos do Cryptosporidium são pequenos, esféricos ou ovóides, cerca de 5,0 x 4,5 µm, e contém quatro esporozoítos livres no seu interior quando eliminados nas fezes.
Cyclospora cayetanensis – os oocistos de C. cayetanensis são morfologicamente semelhantes aos de C. parvum. Algumas características permitem diferenciá-los como: os oocistos de C. cayetanensis medem entre 8 e 10 µm de diâmetro ; apenas oocistos de C. cayetanensis emitem autofluorescência quando submetidos a feixe de luz ultraviioleta; após esporulação em solução de dicromato de potássio a 2,5% os oocistos de C. cayetanensis apresentam dois esporocistos, com dois esporozoítos no interior cada um, já os oocistos de C. parvum são constituídos por quatro esporozoítos livres.
Sarcocystis hominis - o oocisto presente nas fezes do homem mede cerca de 20 x 15 µm . É eliminado esporulado, contendo dois esporocistos e cada um destes apresentando quatro esporozoítos. A parede do oocisto é muito frágil, frequentemente rompendo-se durante o trajeto intestinal e saindo apenas os esporocistos junto com as fezes, os quais são ovóides, medem cada um 10 x15 µm, em média, e contém quatro esporozoítos arqueados, além de citoplasma residual.
Sarcocystis suihominis- os oocistos são