Estudo Dirigido
Departamento de Ciências Biológicas
Disciplina: Protistas Heterótrofos
Docente: Paulo Tadeu
Discente Filipe Brito de Souza
Estudo dirigido
1) Pertencem ao grupo dos Apicomplexa que tem todos os seus representantes parasitas. São parasitas de invertebrados e vertebrados, que vivem em células dos hospedeiros, alguns tem ciclos de vidas em até mais de um hospedeiro. Todos pertencem ao gênero dos coccídios.
2) Gregarina. Setas da direita de cima para baixo: Epimerito, protomerito, deutomerito. Seta da esquerda: membrana plasmática.
3) Gregarinídios ocupam tratos digestivos e cavidades do corpo, sobretudo extracelulares de invertebrados anelídeos, artrópodes, tunicados. Enquanto Coccídeos geralmente residem no interior de células epiteliais do tubo digestivo dos seus hospedeiros que são principalmente vertebrados. Gregarinídios tem reprodução assexuada com ortomitose aberta ou fechada intranuclear e Coccídios realizam pleuromitose semi aberta.
4) Reino: Protista
Filo: Myzozoa
Subfilo: Apicomplexa
Classe: Conoidasida
Subclasse: Coccidiasina
Ordem: Eucoccidiorida
Família: Eimeriidae
Género: Neospora
Espécie: Neospora caninum
Tem importância sobre a saúde do gado podendo causar. Suas consequências são econômicas pois pode haver aumento nos dias em lactação, custos em emprenhar novamente a vaca, custos para estabelecer o diagnóstico da enfermidade, possíveis perdas na produção de leite e os custos envolvidos com a reposição animal. Outro ponto desrespeito à saúde humana que está exposto ao organismo parasita.
Possui ciclo de vida heteroxeno, com um estágio sexual ocorrendo no intestino do hospedeiro definitivo, podendo ser transmitido por meio das fezes.
5) Eram conhecidos assim pelo fato de que o seu estagio infectante é esporozoido.
O estágio infeccioso (esporozoíto) possui três estruturas distintas no complexo apical: microtúbulos dispostos em espiral (conoide), uma organela secretora