Doenças Mentais
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
PROF: SUZANETE
DOENÇAS MENTAIS
LÍLIAN VASCONCELOS
FORTALEZA, FEVEREIRO/ 2010
PRINCIPAIS DOENÇAS MENTAIS
Entende-se por doença mental qualquer anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicólogica e/ou mental. Os transtornos mentais são investigados pelas áreas de psicologia, filosofia, psiquiatria e neurologia. As classificações diagnósticas mais utilizadas como referências no serviço de saúde e na pesquisa hoje em dia são o Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais - DSM IV, e a Classificação Internacional de Doenças. Em seguida citaremos as principais e mais comuns doenças mentais.
RETARDO MENTAL O retardo mental diz respeito a limitações significativas no funcionamento intelectual, podendo ser caracterizado pelos seguintes critérios:
• Se manifestar antes dos 18 anos de idade,
• Possuir nível de funcionamento intelectual (QI) abaixo de 70 – 75,
• Limitações significativas: Comunicação e Cuidado pessoal, vida em casa e habilidades sociais, lazer e trabalho, saúde e segurança, funcionamento na comunidade e autodeterminação.
Diagnóstico
Aplicação por pessoa capacitada de um ou mais testes padronizados de inteligência e testes padronizados de habilidades adaptativas,individualmente. Descrever os pontos fortes e fracos da pessoa em quatro dimensões, que são: • Habilidades intelectuais e comportamentais adaptativas
• Considerações emocionais/psicológicas
• Considerações físicas/ de saúde/ etiológicas
• Considerações ambientais
Os pontos fortes e fracos podem ser determinados por testagem formal, observação, entrevistas com pessoas importantes na vida do paciente, entrevistas com a pessoa sendo avaliada, interagindo com a pessoa e sua família na vida cotidiana, ou por uma combinação desses métodos. Posteriormente uma equipe